21 fevereiro, 2010

USA for Haiti

Vocês já pararam pra pensar no que aconteceu no Haiti? Com tudo que aparece na TV, jornais e revistas, dirão: - óbvio, claro, impossível não pensar. Aí eu pergunto novamente: vocês realmente pararam pra pensar no Haiti? E nisso subentende-se a empatia, o colocar-se no lugar de. Analisar o quanto esse desastre afetou na vida de milhares de pessoas. Tenho pra mim que apenas sentimos superficialmente esses acontecimentos. Apesar de tanta reportagem mostrando a realidade e algumas extremamente comoventes - como aquela das crianças comendo bolacha de terra - ainda assim não temos noção da dimensão dessa catástrofe. Do quanto esse povo, e outros pelo globo, sofrem com a seca, pobreza, doenças que dizimam centenas de milhares.
Admiro quem realmente faz acontecer. Quem arregaça as mangas, quem busca, oferece, se doa. Mesmo que ir até o Haiti, ou Africa, seja uma atitude fora de cogitação para alguns mortais, ainda assim podemos fazer mais e fazer a diferença. Não precisa ir tão longe. Mas nas atitudes do dia-a-dia. Num cão retirado da rua, ou adotado. Numa doação de roupas que não usamos mais ou até mesmo novas. Num sorriso. No levantar dentro de um trem para um idoso ou uma mãe com filho sentar. Na educação e respeito ao próximo.
Atitude é TUDO. E tem que ser reafirmada. Vamos sair da inércia de vermos tudo através de outros olhos!
Há mais de um ano, eu postei aqui sobre a música "We are the world" - que descobri ser a mais tocada no dia em que eu nasci. Agora posto aqui um vídeo da mesma música, porém reeditada 25 anos depois, em prol do Haiti. Assistam. É tocante, de se arrepiar (e de chorar também).

Nenhum comentário: